Balanço do CAR aponta 51% de áreas já cadastradas

O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará, apresentou no último dia 20, no evento de comemoração dos três anos do Código Florestal, um balanço das áreas cadastras até agora no CAR (Cadastro Ambiental Rural). Dos cerca de 373 milhões de hectares passíveis de cadastro, aproximadamente 191 milhões já foram efetivados em todo o Brasil, 54,34%. São cerca de 1,3 milhão de imóveis. Veja quadro:

Total CAR maio 2015

Segundo o balanço, essas áreas apresentam 38 milhões de hectares de remanescentes de vegetação nativa (37%), 20 milhões de hectares de reserva legal com vegetação nativa, e 3,1 milhões de área de preservação permanente (APP).

Ficaram de fora do balanço as áreas de assentamento do INCRA e dos estados do Pará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Rondônia, que estão em fase de migração para o Sicar. E os dados sobre reserva legal e APP de São Paulo e Bahia. Veja quadro:

info declaradas

Chama a atenção o fato de que apenas 3,4% da área cadastrada pertence a grandes produtores (superior a 1 mil ha). Confira abaixo:

perfil por módulo fiscal

imóveis ruraisimóveis cadastrados, TIs, FPs, UCs

mapa APP VN e RL

No que se refere aos assentamentos do INCRA, 65% já tiveram suas áreas cadastradas no Siscar, onde vivem cerca de 455 mil famílias em 4,4 mil assentamentos. Veja abaixo:

INCRA

A Região Norte é onde já foi cadastrada a maior área, 65 milhões de hectares, 69% do total a ser incluído. Com destaque para o Acre e Amazonas, ambos com 93%.

N

Já na região Nordeste, foram cadastradas apenas 15% do total. Sendo que Maranhão já alcançou 52% de sua área inlcuida.

NO

A região Centro-Oeste apresenta uma disparidade entre Brasília e Mato Grosso com cerca de 100% das áreas cadastradas, contra o Mato Grosso do Sul que não passou de 3,8%.

CO

Na região Sudeste, o Rio de Janeiro tem 43% e São Paulo, 31,9%

SD

A região Sul, junto com a Nordeste, não tem obtido sucesso no cadastramento. Apenas 13% da área foi cadastrada. O Rio Grande do Sul é o pior estado: só 0,8%

S

Abaixo o consolidado do CAR em todo o Brasil. Com uma área cadastrada de 191 milhões de hectares cadastrados.

Br

Se cruzarmos os dados do CAR com produção agrícola, por município, veremos que Sorriso no norte do Mato Grosso se destaca positivamente. O município, que apresenta a maior produção agrícola do Brasil, R$ 1,2 bilhão (IBGE-2103), já conseguiu cadastrar 85% de sua área. Campo Novo/MT também é destaque, com produção de R$ 962 milhões/ano, já tem 90% da área cadastrada. Veja quadro:

produção agr e CAR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: